O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na sexta-feira (14) contabilizava 78 casos confirmados de dengue no município de Itajaí, dentre um total de 512 casos prováveis. Ainda na sexta-feira, a Prefeitura de Itajaí decretou situação de emergência devido à doença.
Diante do fato, a Vigilância Epidemiológica de Itajaí reforça a importância da prevenção e dos cuidados necessários para evitar o aumento dos casos e proliferação do mosquito. O Aedes aegypti não escolhe os alvos e, portanto, a dengue pode atingir a todos. Os sintomas comuns da doença são: dor de cabeça; dor atrás dos olhos; febre alta; e dor muscular intensa. Em caso de suspeita de dengue, procure a unidade de saúde mais próxima.
DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O decreto, publicado na edição do Jornal do Município no fim da tarde de sexta-feira (14), implanta no município a situação excepcional de emergência por 90 dias, sujeito a prorrogação pelo mesmo período. Desta forma, a Secretaria Municipal de Obras e demais órgãos responsáveis devem realizar a limpeza imediata de todos os terrenos baldios e imóveis abandonados no município, com o objetivo de reduzir o número de focos e a proliferação do Aedes aegypti.
Também é determinado que “a Secretaria Municipal de Saúde, com o auxílio dos demais órgãos municipais envolvidos nas ações de combate e prevenção à dengue, autorize a entrada de agentes devidamente identificados e acompanhados de autoridade policial, se necessário, nas casas fechadas ou abandonadas, especialmente aquelas cujos titulares ao serem convocados para abrir seus imóveis e permitir acesso a todas as dependências, não atenderem tal solicitação, notificando-se, no mesmo dia, ao titular da Secretaria responsável pelo ato”.
CONFIRA ORIENTAÇÕES PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE:
- Utilizar repelentes;
- Deixar as lixeiras bem tampadas;
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
- Cobrir piscinas;
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
- Limpar a bandeja externa da geladeira;
- Evitar o acúmulo de entulho.
NÃO HÁ MOTIVOS PARA DESCARTE INCORRETO DE MATERIAIS
Itajaí possui ferramentas importantes e eficazes para a coleta e descarte de resíduos e materiais. Uma delas é o Cata-Treco, que passa rotineiramente pelas ruas da cidade recolhendo volumosos de moradores que fazem o agendamento pelo telefone (47) 3228-7969, pelo WhatsApp (47) 9960-12645, por e-mail sec.obras@itajai.sc.gov.br ou ainda no aplicativo Conecta.í.
Outro mecanismo é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), estrutura construída em parceria com a empresa Ambiental que possibilita a população a descartar gratuitamente materiais recicláveis, móveis usados, resíduos de construção civil e poda. O PEV está localizado na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente, e está aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h50.
Foto Prefeitura de Itajaí